A Vicente Faria
A história da Vicente Faria Vinhos começa no Douro e prolonga-se já por 7 gerações. No final do século XVIII, a família do Vicente estabeleceu-se na região e tornou-se uma das famílias pioneiras na produção dos melhores vinhos do Douro, produzindo desde o famoso Vinho do Porto a vinhos tintos.
De acordo com a UNESCO, o Vale do Douro é a região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Acredita-se que a produção de vinhos no Douro já aconteça há mais de 2000 anos.
As condições climatéricas da região, em conjunto com o seu solo, permitem a produção de vinhos de qualidade elevada, mas em menor escala. Neste ponto, sentimos orgulho em não deturpar os nossos valores na busca por uma maior produção. Acreditamos que devemos ter uma preocupação pela preservação da natureza e, para tal, apenas usamos praticas agrícolas sustentáveis, sem irrigação, nem fertilização.
Um dos nossos valores basilares é acreditar que não é necessário existirem concessões entre a qualidade e a sustentabilidade. Algo que poderá comprovar por si mesmo na qualidade de cada uma das nossas garrafas.
A nossa história começa no Douro à 7 gerações...
O Solo
O solo do Vale do Douro é particularmente singular. Composto essencialmente por xisto, este solo faz com que as vinhas desenvolvam raízes muito longas em busca de água.
O Clima
No Douro, o Verão é intenso, atingindo temperaturas perto dos 50 graus Celsius e o Inverno é rigoroso, com zonas a alcançar temperaturas negativas.
O nosso Énologo
O nosso Enólogo, Vicente Leite de Faria pertence à 7ª geração da sua família envolvida na produção de vinhos.
Desde criança, nas encostas do vale do Douro, foi aprendendo os segredos do vinho com o avô e dedicou toda a sua carreira académica e profissional à busca pelo domínio da vinificação.
Constantemente alimentado pela paixão pelo vinho, Vicente Faria estudou Enologia em Bordéus e Portugal. Poucas pessoas conhecem e fazem vinho como ele, sendo capaz de combinar o melhor dos dois mundos e alcançar vinhos extraordinários.
Defensor de uma produção cuidadosamente controlada, Vicente Faria acredita na utilização de práticas agrícolas sustentáveis. Para ele, o objetivo é produzir vinhos notáveis, mas sempre com respeito pela tradição e pelo terroir da região vinícola demarcada do Douro.