loader image

A Vicente Faria

A história da Vicente Faria Vinhos começa no Douro e prolonga-se já por 7 gerações. No final do século XVIII, a família do Vicente estabeleceu-se na região e tornou-se uma das famílias pioneiras na produção dos melhores vinhos do Douro, produzindo desde o famoso Vinho do Porto a vinhos tintos. 

De acordo com a UNESCO, o Vale do Douro é a região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Aqui, acredita-se que a produção de vinhos no Douro já aconteça há mais de 2000 anos.

As condições climatéricas da região, em conjunto com o seu solo, permitem a produção de vinhos de qualidade elevada. Esta produção associa-se a um clima específico onde o Verão é intenso, atingindo temperaturas perto dos 50 graus Celsius, e o Inverno é rigoroso, com zonas a alcançar temperaturas negativas.

Por sua vez, em relação ao solo, o Vale do Douro tem características que lhe são únicas. O solo desta região é composto essencialmente por xisto, fazendo com que as vinhas desenvolvam raízes muito longas em busca de água.

Assim, e apesar destas características fazerem com que exista uma produção em pequena escala, sentimos orgulho que isto não deturpe os nossos valores na busca por uma maior produção. Acreditamos que devemos ter uma preocupação pela preservação da natureza e, para tal, apenas usamos praticas agrícolas sustentáveis, sem irrigação, nem fertilização.

Um dos nossos valores basilares é acreditar que não é necessário existirem concessões entre a qualidade e a sustentabilidade. Acreditamos cumprir este mantra, podendo ser comprovado por si mesmo na qualidade de cada uma das nossas garrafas.

A nossa história começa no Douro à 7 gerações...

Banner

O Nosso Enólogo

O nosso Enólogo, Vicente Leite de Faria pertence à 7ª geração da sua família envolvida na produção de vinhos.

Desde criança, nas encostas do vale do Douro, foi aprendendo os segredos do vinho com o avô e dedicou toda a sua carreira académica e profissional à busca pelo domínio da vinificação.

Constantemente alimentado pela paixão pelo vinho, Vicente Faria estudou Enologia em Bordéus e Portugal. Poucas pessoas conhecem e fazem vinho como ele, sendo capaz de combinar o melhor dos dois mundos e alcançar vinhos extraordinários.

Defensor de uma produção cuidadosamente controlada, Vicente Faria acredita na utilização de práticas agrícolas sustentáveis. Para ele, o objetivo é produzir vinhos notáveis, mas sempre com respeito pela tradição e pelo terroir da região vinícola demarcada do Douro.